Pages

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tarefa 1 - O porquê das formigas neste Blog

Partilhar Lê o seguinte texto e pensa um pouco. No final deixa o teu comentário.

Algumas das características das formigas são muito necessárias ao desenvolvimento de nosso dia a dia.

As formigas são prevenidas! Elas organizam as suas tarefas tendo uma meta a longo prazo e objectivos nada imediatos. Este planeamento inclui controlo de prazos e tarefas (tudo deve ser feito antes que o inverno chegue), quantidade de material necessário (volume de reserva de alimentos para que seja suficiente para todo o inverno), etc. Organização, muito organização!

As formigas são trabalhadoras! A teimosia torna possível o cumprimento das metas planeadas para que não lhes falte nada na "hora H".

As formigas não medem esforço para realizar seu trabalho! Quem nunca se admirou com uma formiga carregando um "fardo" maior ou mais pesado do que ela mesma?

As formigas têm capacidade de investigação! Elas descobrem qualquer "restinho" de alimento, por menor que seja, que tenha caído, que esteja esquecido ou tenha simplesmente sujado o chão ou a mesa de trabalho. A sua capacidade de busca é quase inacreditável...

As formigas preferem o trabalho em grupo! Descoberta uma nova fonte, elas imediatamente avisam suas companheiras, pedem ajuda. Feito o contacto, elas carregam juntas coisas grandes, fazem o trabalho à vez para evitar o cansaço e, às vezes, parece que há algumas que têm a função de apoiar, abrir caminho, enfrentar os primeiros desafios, etc.

As formigas são persistentes! Elas não desistem de uma tarefa facilmente. Descansam um pouco do "fardo", tentam outra vez, insistem, insistem...

As formigas são organizadas não só para a realização do trabalho, mas também com o seu formigueiro. Para que o armazenamento seja possível, para que os caminhos estejam livres, para que o "armazém" seja controlado e possa ser utilizado quando necessário, é preciso um formigueiro organizado.

Já experimentou impedir o caminho das formigas? Observe como elas arranjam uma solução criativa para o problema.

O que achas de ser uma formiga para o estudo?
Aguardo a tua resposta em comentário.

47 comentários:

Mariana Jesus nº19 9ºA disse...

As formigas são seres muito criativos, porque mesmo nós a tentar impedir que elas passem elas arranjam uma forma de conseguir passar.
Por vezes nós, humanos, deveríamos de ser como elas trabalhadores, organizados, trabalhadores em equipa, prevenidos,...

Liliana Monteiro disse...

Muito bem Mariana!!! Espero que todos vós, este ano, sejam umas formigas... e alcancem os vossos objectivos.

Catarina Oliveira nº:5 9ºA disse...

Acho que todos nós devíamos seguir o exemplo das formigas, pois assim conseguiremos alcançar os nossos objectivos na vida.

Joao Gomes N11 9ºA disse...

Ja reparei varias vezes, sempre que tento meter uma formiga na minha mão, ela arranjar maneira de se desviar de mim, as vezes ate irrita por mais que nos tentemos que elas passem por esse obstáculo elas n passam por ele... São seres muito inteligentes sem duvida alguma, da para ver isso apenas pelo seu árduo trabalho em grupo!

João Costa nº12 9ºa disse...

Sobre o que li nesta primeira tarefa ,penso que o que este texto quer dizer é que todos os alunos devem ser também como as formigas [ prevenidas, trabalhadoras,ter capacidade de investigação , trabalharem em grupo,persistentes e organizadas ], pois se formos como as formigas iremos ter melhores notas na escola , consequentes do esforço realizado que fizermos ao longo do ano [tal como as formigas no Inverno !!]

Ana Rita nº2 9ºA disse...

Eu acho que as formigas são idênticas ao ser humano porque sabem que se não tiverem as coisas prontas ninguém vai fazer por elas e para alem disso elas são bastantes inteligentes porque quando se deparam com algum obstáculo elas tentam sempre ultrapassa-lo.

Diogo Batista nº6 9ºC disse...

Penso que as formigas não são seres muito diferentes de alguns de nós. Alguns de nós somos prevenidos como as formigas, estudando sempre mesmo que não tenhamos testes, pois poderá haver um dia que um teste surpresa surgirá, como nos preparamos antecipadamente para um teste somos trabalhadores, é só estar com atenção e concentração nas aulas para que tudo corra bem. Também nós somos muito resistentes, quando não percebemos bem a matéria, tentamos ir falar com os professores ou amigos que a entendam para tentar resolver esse problema. A nossa capacidade de nos lembrar-nos de uma palavra que resolva a pergunta que andou a chatear-nos o teste todo,
isso revela a nossa persistência em queremos mais e melhor e a nossa capacidade de encontrar algo que estava escondido no nosso cérebro. Mais vale estudarmos com amigos, pois podemos não perceber algo e eles perceberem ou vice-versa, assim conseguimos ter mais facilidade de termos os resultados desejados. Se formos organizados, teremos sempre mais facilidade de atingirmos os resultados desejados, pois temos mais maneiras de estudar. Pelo menos alguns de nós!!

zétó nº13 9ºC disse...

Acho que as formiguinhas são seres muito parecidos hoje em dia connosco porque razão eu digo isso ? Elas trabalham para alcançar o objetivo delas que é trabalhar para se alimentarem e terem um caminho a decorrer todos os dias como nós nos dias de aulas .
Mas as formigas têm uma grande capacidade e/ou relevam fortemente um esforço tremendo no trabalho em que teêm a fazer durante o dia de trabalho tal como nós na escola .

Bárbara nº 9ºC disse...

As formigas são seres parecidos com connosco,todos os dias tentam alçancar o melhor possivel algo,apesar de pequenas,todos os dias trabalham imenso para alcançar um pequeno pedaço de alimento,nós somos mais ou menos assim,todos os dias estudamos(acho eu) para alcancar boas notas que ao fim ao ano vale a pena o esforco.
As formigas pequenas como são têm obstáculos pela frente mas juntas unidas pela pequena palavra que se disigna por amizade tudo conseguem.Como visto os humanos são parecidos porque apesar dos obstáculos da vida apareceram com amigos verdadeiros conseguimos ultrapassar tudo.As formigas são persistentes quando querem alguma coisa elas lutam por isso.Nós somos assim quando queremos alguma coisa uma delas é ter boas notas lutamos por isso.!!!
As formigas não são muito diferente de nós,simplesmente é um animal pequeno,mas apesar do seu tamanho têm exatamente a nossa missão Viver a vida da melhor maneira e um dia de cada vez Porque a vida é dois dias e este já vai na conta!!!

Pedro Teixeira nº21 9ªA disse...

As formigas são prevenidas e organizadas coisas que algumas pessoas não são são trabalhadoras e não medem esforço para o trabalho não ficam no seu buraco a dormir preferem trabalhar, são persistentes não abandonam logo o trabalho á primeira tentativa. Assim nós devemos olhar para as formigas não como pequeno seres mas como exemplos para nós

Jonatas Fernandes nº 13 9ª disse...

Eu penso que as formigas, são uns seres magníficos, até mesmo um exemplo para todos nos, desde sempre que o homem se inspirou na natureza, para poder fazer as mais diversas coisas, como por exemplo: o avião que terá sido pensado ao observar as aves.
Mas não apenas o avião foi inspirado na natureza, muitas das coisas mais úteis que conhecemos também foram, acho que as formigas podem servir de inspiração para algum invento, mas são sem duvida um exemplo a seguir no que toca a organização, trabalho e entre ajuda.

Ricardo Machado 9ºA Nº24 disse...

Acho que este texto esta espectacular pois informa as pessoas , como as formigas vivem no mundo , também como muitas pessoas não sabem como elas vivem o seu dia-a-dia , este texto esta muito interessante. o que acho de uma formiga para o estudo e que muito interessante acho que todos iriam aderir a este estudo pois informa-nos muito bem dobre a vida de cada formiga.

Anónimo disse...

Andreia Silva Nº3 9ºB

As formigas para além de serem seres vivos muito pequenos e inofensivos são muito sociáveis, ou seja, trabalham em conjunto e formam uma grande sociedade entre elas. Estes seres vivos são um exemplo para nós, visto que, são organizadas, independentes e para terem algo esforçam se ao máximo.

Inês Leal nº14 9ºB disse...

Todos os seres humanos, em especial os alunos, deviam seguir o exemplo dos pequenos seres, “as formigas”, pois estas são trabalhadoras, empenhadas, organizadas … Se o fizéssemos adquiríamos melhores resultados.

Sérgio Martins nº 25 9ºA disse...

eu acho que o motivo pelo qual há formigas no blog e a primeira tarefa é escrever sobre elas , é para passar a ideia de que deviamos ser como elas .
elas passam por qualquer obstáculo , arranjam sempre maneira de cumprir o seu objectivo por muito difícil que seja cumpri-lo . assim como nós devias ser em relação por exemplo á escola , lutar para obter os resultados que queremos . também deveriamos trabalhar organizadamennte em conjunto ou individualmente , ser persistente como elas e utilizar muitas outras das suas qualidades .

Cátia Moreira nº 7 9ºb disse...

A minha opinião é que as formigas, sua organização no armazenamento de alimentos para o Inverno, persistência,muitas vezes quando o fardo pesa muito mais que elas próprias são um verdadeiro incentivo para os humanos e como tal um óptimo estudo a debater nas aulas.

Liliana Monteiro disse...

:)
Estou a gostar de ler os vossos comentários!!!
Parabéns a todos os que já responderam a este desafio e que entenderam muito bem a mensagem das formigas!!!!

Nota: Cuidado com os erros... façam o favor de lerem o que escrevem!!!

rui disse...

Rui Pinho nº22 9ºc

As formigas são muito aventureiras avancem qual quer desafio ou problemas que enfrentem. E por vezes quando uma das formigas morre elas carreguem as sua amigas e o seu fardo para o "armazém" sendo elas muito ajudantes e solidarias em carregar as amigas feridas.O seu esforço é impressionante por mais que não conseguem pegar no seu fardo por ser pesado elas esforcem-se para o carregar para ter no "armazém" melhor sustento durante o Inverno. A organização tem de ser sempre em ordem dos tamanhos o que é impressionante dividem as formigas por tamanhos para o trabalho ser mais organizado e rápido. Obrigado a todos que gostem deste pequeno comentário.

Dânia nº6 9ºA disse...

Nós devíamos ser trabalhadores, estudar e trabalhar dentro da sala de aula sem conversar, sermos organizados, com capacidades para o estudo, sermos persistentes, quando um professor(a)nos dá uma tarefa nós devemos sempre terminá-la e não desistir, assim como as formigas fazem, elas trabalham muito para conseguir alimento nunca desistem, são bastante organizadas com o seu formigueiro para que quando necessário seja utilizado.
E nós devíamos ser como elas, ter capacidades para alcançar os nossos objectivos.

Liliana Monteiro disse...

Olá Dânia!!!
No teu comentário escreves muitas vezes a palavra "devíamos"... pergunto se não vais ser?

Dânia nº6 9ºA disse...

Olá stora.
Vou tentar ser (:

Nuno nº20 9ºA disse...

A forma como elas arranjam uma solução para um problema é admiravél, e nós, deviamos ser como elas pois estas arranjam uma alternativa para um caminho sem saída! Estas trabalham, sao organizadas e sobretudo inteligentes para um animal tão pequeno e inofensivo que conseguem viver e sustentar uma sociedade!

Henrique nº8 9ºC disse...

As formigas são famosas por serem trabalhadoras e é esta palavra que temos por em pratica.
todos os dias temos de trabalhar\estudar para ter bons resultados,o tamanho não importa tal como as formigas que mesmo cansadas dão o seu melhor,e para sermos bem sucedidos temos de dar o melhor mesmo que não se saiba ou não consiga.Por isso as formigas é um bom exemplo de que os alunos devem fazer como ser uma boa turma.

Myana disse...

Tens razão Nuno ;)
E os Linces (9ºA) são como elas !

Lia costa nº14 9ºA disse...

É incrivel a capacidade que elas têm de trabalho, organização, persistência, entre ajuda, prevenção, organização e investigação .
Só mais uma razão , para não ir-mos abaixo em qualquer situação da nossa vida, neste caso o que é mais prioritário são os estudos. Se um ser tão mínusculo consegue ter tantas capacidades , todos os seres humanos também conseguem ter isso e muito mais , seja de que maneira for!
É só esforçarmo-nos,para alcançar o nosso objectivo, tal como as formigas! Só é preçiso cumprir essas sete características, para conseguir-mos ter bons resultados (;




ps: Este blog está muito bom, pois informa claramente o dia-a-dia das formigas.

Inês Costa nº 10 9ºA disse...

As formigas são insectos muito interessantes , pois têm uma capacidade de organização, investigação, de procura , e persistência incrível. Acho que deveríamos ser como elas, conseguirmos ser “ alguém” na vida, para termos os resultados desejados na escola. Deveríamos , ser como elas , organizados , interessados, estudiosos, trabalhadores tanto na escola como em casa , e tentar sempre fazer o melhor que sabemos. Tentar sempre resolver os problemas que nos aparecem , tentar sempre procurar ajuda . E penso que deveríamos ser como elas, em quase tudo pois assim conseguiríamos ter melhores resultados , e alcançar mais facilmente os nossos objectivos.

Ana Pereira nº1 9ºC disse...

Na minha opinião, os alunos devem seguir o exemplo das formigas. Elas previnem as situações porque não sabem o que vai acontecer no dia de amanhã e todos os alunos deviam trabalhar todos os dias. Não importa o tempo, pelo menos deviam rever cada matéria, porque não sabem se na próxima aula, lhes calha uma avaliação qualquer. TRABALHAR, é uma palavra importante, sem trabalho nada feito, por exemplo, eu tenho objectivos, e um deles é ter boas notas, eu não trabalho para o três, nem para o quatro, trabalho para o cinco, quando não atinjo o cinco, não desisto, continuo a trabalhar, até o obter. Acho também que o trabalho de grupo é importante, porque muitas das vezes eu não percebo ou esqueci-me de uma parte de uma matéria, que outro meu colega lembra-se ou até ao contrário. Assim podemos trocar as nossas opiniões e talvez obter respostas e trabalhos mais completos.
Para finalizar, vou me prevenir, vou me esforçar, vou me organizar, vou trabalhar e nunca irei desistir, porque quero concretizar o meu objectivo, sendo assim, vou seguir o exemplo das formigas. ( :

Liliana Monteiro disse...

Mensagem para todos os alunos...
Estou a gostar muito dos vossos comentários...
mas gostava que todos tivessem vindo participar!!!
Aguardo as vossas sugestões de sites interessantes!!!
Bom fim de semana!!!

Miguel Nº11 9B disse...

Eu penso que as formigas são a classe mais trabalhadora no mundo animal.São muito criativas, e para além disso têm uma capacidade enorme de ultrapassar facilmente os seus obstáculos, no mesmo momento que pegamos nelas, já estam a procurar um sitio para se refugiarem.O que eu aprendi foi que as formigas são capazes de fazer tudo só têm de arranjar uma solução.Como nos humanos devemos de fazer no nosso caso estudar e trabalhar para alcançar os nossos objetivos

Anónimo disse...

Ana Mendonça 9ªC Nº2

Bem, vamos todos fingir que somos umas formiguinhas"mas nao e para andar com comida as costas" devemos de dar o nosso melhor e nunca desistir pensem nas formigas e temos que nos esforçar ao maximo para um dia mais tarde sermos umas formiguinhas com a licenciatura :b
seremos umas formigas ainda mais trabahadoras

Cristiana Santos nº4 9ºC disse...

, Nós todos deviamos ser como as formigas , trabalhadores , e muitas outras coisas, para que assim tenhamos bons resultados na nossa vida :)

Vasco Duarte 9ºc nº24 ^^ disse...

Não são só as formigas que trabalham , e trabalham e trabalham .
Não são só as formigas que guardam a comida para no Inverno comer .
Há vários animais que realizam essa tarefa.
Os Humanos, a vantagem perante as formigas, é que eles não precisam de armazenar o alimento para no Inverno comer, ou melhor, eles compram e armazenam... mas para quanto tempo? 1/2 semanas.
Por vezes gostava de ver os Humanos serem e trabalharem como as formigas, há muitos que estão muito mal habituados, e hoje em dia, ir ás compras ja custa (:
Tal como os nossos pais ja custa muita coisa para nos fazer as vontades ;)
Por isso, deviamos fazer como elas, trabalhar/estudar , sermos iguais ás formigas.
®

Rafael disse...

Penso que deviamos ser todos como as formigas ser-mos organizados, unidos, trabalhadores, prevenidos, etc
A vida está cheia de obstáculos e que se ajudar uns aos outros e nada melhor para provar do que as formigas...

Maria Coelho Nº14 9ºC disse...

Eu acho que nós todos, devemos seguir o caminho das formiguinhas, pois se o seguir-nos vamos ser "alguém" na vida, vamos ter uma vida melhor, e vamos conseguir alcançar os nossos objectivos :)
Temos de ser organizados, trabalhadores, prevenidos, temos que nos esforçar, e nunca podemos dizer que não conseguimos fazer alguma coisa e desistir logo, pois nos conseguimos fazer tudo e ter-mos tudo, basta nós querermos, nós nunca devemos desistir.

Mónica Braziela 9º C Nº 16 disse...

Acho que todos nós devemos ser como as formigas, pois para sermos bons alunos devemos ser trabalhadores, organizados e persistentes.
Se seguirmos essas características seremos bons alunos (:

Mariana Cardoso nº 15 9ºc disse...

Eu acho que nós todos devemos seguir o exemplo das formigas , pois elas trabalham sempre , esforçam-se para conseguir tudo , e é esse lema que nós temos de seguir .

Andreia Silva nº4 9º B disse...

As formigas são um bom exemplo para os alunos, porque elas são trabalhadoras, são boas a trabalhar em grupo, são organizadas e como são trabalhadoras primeiro fazem os seus deveres para depois poderem usufruir do seu trabalho o que todos os alunos, incluindo eu deviamos fazer, primeiro estudar para depois poder-mos aproveitar os nossos tempos livres e os bons resultados.

Filipe Pereira 9ºB nº 12 disse...

Para mim as formigas são uns seres muito trabalhadores e muitas pessoas neste mundo deviam aprender com elas. Apesar de serem uns seres muito pequeninos, elas trabalham sempre em grupo nunca deixam ninguém para trás e todas vão trabalhar para guardar comida para o inverno arriscando-se assim a levar uma "calcadela". Acho que se todos nós trabalhamos em conjunto, como as formigas, o nosso planeta podia melhorar significativamente e que devíamos seguir o lema delas.

"A UNIÃO FAZ A FORÇA"


Filipe Pereira :-)

João Paulo nº18 9ºB disse...

Eu acho que as formigas são inofensivas e trabalhadores porque elas fazem tudo para procurar alimento para a sobrevivência da sua colónia e se nós pusermos-nos à frente delas, elas não vão desistir até passar pelo seu obstáculo para cumprir a sua tarefa.
Isso é o que todos devíamos fazer!

Rafael Silva disse...

As formigas são persistentes. E como, elas não desistem de uma tarefa facilmente, descansam um pouco do fardo, tentam outra vez, insistem, insistem...

As formigas são organizadas não só para a realização do trabalho, mas também com seu formigueiro. Para que o armazenamento seja possível, os caminhos estejam livres, o estoque seja controlado e possa ser utilizado quando necessário, é preciso um formigueiro organizado.

Anónimo disse...

Tiago pinto nº25 9ºB

Eu acho que as formigas são as especis de animais mais organizadas e presistente em tudo o mundo não me lembro de ver mais animais .

As formigas admiram me por o trabalho e o empenho para com elas.

SS disse...

Concordo

João Pereira Nr 17 9º B disse...

Pelo que li penso que as formigas são um exemplo para qualquer pessoa porque elas trabalham imenso para conseguir o que realmente querem sem nunca desistir. É o que tem que acontecer connosco, nao devemos de desistir dos trabalhos propostos.

Tiago Oliveira Nr 24 9ºB disse...

As formigas são insectos muito interessantes porque conseguem transportar objectos 3 vezes mais pesados ou mais do que o seu peso e são insectos que trabalham em cooperação.

Anónimo disse...

As formigas são interessantes porque conseguem transportar objectos 3 vezes mais pesados ou mais e porque trabalham muito bem em cooperação.

Tiago Oliveira Nr 24 9ºB

Alexandre Sala disse...

Pelo que li às formigas sao dos animais mais trabalhadoras do mundo, muito cooperativas umas com às outras, e nunca desistem do seu objectivo. Às formigas sao um exemplo para a espécie humana.

Joel Morgado disse...

Pelo que vi sobre as formigas estas sao dos animais mais trabalhadoras , persistentes e esforçadas do Mundo , na verdade sao como alguns de nós... As formigas sao um exemplo a seguir!! xD

Enviar um comentário