Pages

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

CPP ensina a navegar em segurança na Net

Partilhar No Dia Europeu da Internet Segura (7 de Fevereiro,) a CPP alerta para a necessidade de proteger os dados e a identidade sempre que se utiliza a Internet.

Para assinalar o Dia Europeu da Internet Segura, o grupo CPP, líder mundial em 'life assistance' que oferece seguros de protecção de cartões a mais de um milhão de famílias na Península Ibérica, integra no seu portfólio europeu serviços de protecção online e defesa contra o roubo de identidade.

O Dia Europeu da Internet Segura, celebrado a dia 7 de Fevereiro, foi iniciado quando há sete anos e tem um mote de divulgação da campanha diferente todos os anos: em 2011 é “Aproximando Gerações”. A CPP une-se a esta causa dado o elevado número de roubos de identidade que ocorrem diariamente em toda a UE.

A segurança da identidade está relacionada com os comportamentos das pessoas. Para evitar o roubo de identidade e documentação, a CPP recomenda:
- Assegure-se que tem o seu software de antivírus e antimalware activo e devidamente actualizado;
- Procure apenas visualizar websites seguros (HTTPS);
- Nunca efectue pagamentos em websites sem que estes estejam devidamente autenticados (VerySign Trusted)
- Nunca forneça os seus dados de cartão de crédito (código de segurança) ou débito (PIN) em mensagens de chat;
- Assegure-se que tem os seus cartões em servidores seguros e procure regularmente perceber a informação actualizada;
- Acompanhe os movimentos da sua conta, caso detecte anomalias, comunique-as de imediato ao seu banco;
- Nunca dê acesso do PIN do seu cartão de cidadão em salas de chat ou mensagens em redes sociais;
- Nunca forneça dados essenciais sobre si - morada, telefone de casa, telemóvel, e-mail pessoal – em websites não autenticados;
- Desconfie dos passatempos online que não estão regularizados (aprovados pelos governos civis) ou nunca participe num passatempo em que é necessário conceder acesso ao seu cartão de crédito, débito ou sua conta bancária;
- Em caso de roubo online comunique esta situação de imediato à policia local (PSP, GNR ou Polícia Municipal);
- Dê atenção às configurações de segurança e privacidade nas redes sociais e use-as para controlar melhor quem tem acesso à informação do seu perfil.

A internet pode ser uma armadilha para os seus utilizadores porque caso não se protejam contra ataques de hackers podem ver a sua privacidade pessoal e financeira severamente afectadas”, afirma Pedro Osório de Castro, Country Manager da CPP.

As principais vantagens do serviço de protecção de identidade da CPP incluem assistência para evitar uma utilização fraudulenta da identidade, seguimento na Internet, acesso on-line a relatórios de crédito, ferramentas de gestão de dados on-line, bem como alertas de crédito via e-mail e SMS e respectiva recuperação.

A CPP aconselha os portugueses em caso de ataque informático a que se dirigam às autoridades competentes e reportem estas situações caso sejam apenas suspeitas ou que se concretizem para proteger a sua identidade”, aconselha Pedro Osório de Castro.

Nos últimos anos, com o avanço exponencial da tecnologia, foram sentidas diversas alterações na forma como os dados pessoais são divulgados e são muitos os serviços em que é necessário existir uma atenção redobrada para evitar problemas ao nível do roubo de identidade e burlas online.

Retirado de http://www.ptjornal.com/201202095335/autores/cpp-ensina-a-navegar-em-seguranca-na-net.html a 10/02/2012

0 comentários:

Enviar um comentário