Pages

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Conjugar verbos pode ser fácil com ajuda da internet

Partilhar Talvez uma das maiores dores de cabeça de quem escreve sejam os verbos. Dependendo, eles podem ser inimigos maiores do que as vírgulas ou a estrutura em si.

Não hesite: se não tiver certeza de qual é a maneira correta de escrever determinada conjugação para determinada pessoa, acesse o Conjuga-me (http://www.conjuga-me.net/). Ótima ferramenta para sanar dúvidas em relação à escrita correta deles, os verbos.

É fato consumado que estrangeiros que aprendem português notam uma dificuldade ímpar no aprendizado dos nossos tempos verbais – e dos verbos em si, com suas terminações amplamente diferenciadas em “ar” (“sonhar”, por exemplo), “er” (“correr”) e “ir” (“dormir”). Conosco, não é diferente. Temos 14 diferentes conjugações, um número que talvez nenhuma outra língua chegue nem perto. São elas:

INDICATIVO: Presente, Pretérito perfeito, Pretérito imperfeito, Pret. mais-que-perfeito, Futuro

CONDICIONAL

CONJUNTIVO (no Brasil, SUBJUNTIVO): Presente, Pretérito imperfeito, Futuro

IMPERATIVO: Afirmativo, Negativo

FORMAS NOMINAIS: Infinitivo, Gerúndio, Particípio passado

Vós é diferente de Nós, que é diferente de Ele, que é diferente de Tu, que é totalmente diferente de Eles. Não usamos todas essas diferenças na fala, mas, na escrita, sim.





Ainda dei uma volta pelo blog d' "O Luso" e encontrei este conjugador de verbos portugueses... e aqui estou eu a partilhar com todos vós.
Esta base de verbos conjugados da língua portuguesa possui aproximadamente 280.000 registros distintos. Clica AQUI.

0 comentários:

Enviar um comentário