Pages

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Da pedra lascada ao e-mail

Partilhar Na Antiguidade surge a escrita, anteriormente ao texto e ao livro. A escrita consiste num código capaz de transmitir e conservar noções abstractas ou valores concretos, em resumo: palavras.

Os primeiros suportes utilizados para a escrita foram tabuletas de argila ou de pedra. A seguir veio o khartés (volumen para os romanos, forma pela qual ficou mais conhecido), que consistia em um cilindro de papiro, facilmente transportado. O “volumen” era desenrolado conforme ia sendo lido, e o texto era escrito em colunas na maioria das vezes (e não no sentido do eixo cilíndrico, como se acredita). Algumas vezes um mesmo cilindro continha várias obras, sendo chamado então de tomo. O comprimento total de um “volumen” era de c. 6 ou 7 metros, e quando enrolado seu diâmetro chegava a 6 centímetros.Damos um salto no tempo para 1800…
Com a Tipografia em alta os jornais impressos fizeram sua parte… Mais um salto no tempo e chegamos em 1936 onde surgiu o 1º computador, este mesmo feito por Konrad Zuse (1910–1995). Esse engenheiro alemão construiu, a partir de relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z-1. Zuse tentou vender o computador Z 1 ao governo alemão, que desprezou a oferta, já que não poderia auxiliar no esforço de guerra… Os projectos de Zuse ficariam parados durante a guerra, dando a oportunidade aos americanos de desenvolver seus computadores.
Foi na II Guerra Mundial que realmente nasceram os computadores actuais. A Marinha americana, em conjunto com a Universidade de Harvard, desenvolveu o computador Mark I, projectado pelo professor Howard Aiken, com base no calculador analítico de Babbage. O Mark I ocupava 120 m3 aproximadamente, conseguindo multiplicar dois números de 10 dígitos em 3 segundos.
Simultaneamente, e em segredo, o Exército Americano desenvolvia um projecto semelhante, chefiado pelos engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchy, cujo resultado foi o primeiro computador a válvulas: o Eletronic Numeric Integrator And Calculator: ENIAC. Ele era capaz de fazer 500 multiplicações por segundo! Tendo sido projectado para calcular trajectórias balísticas, o ENIAC foi mantido em segredo pelo governo americano até o final da guerra, e só foi anunciado para o mundo após o fim da guerra. Depois disso uma revolução cibernética explodiu no mundo.
Em 1965, quando o e-mail surgiu, o seu objectivo era ser um sistema rápido e fácil de usar para que as pessoas pudessem trocar informações dentro de um grupo. Não existia internet ainda, não existia o conceito de mensagem instantânea como entendemos hoje, não existia VOIP e nem telefones celulares. O e-mail tornou-se então a forma mais avançada e ajustada de enviar informações a alguém. Talvez ela não estivesse perto de um telefone para ser chamada, ou por questões profissionais talvez fosse inapropriado para ela atender ao telefone. Uma carta demoraria horas ou dias para chegar ao destinatário tornando a informação carregada dispensável ou obsoleta. Mas o e-mail parecia fantástico, é como uma secretária dedicada que anota seus recados e o entrega, sem erros, quando você puder recebê-los. O apelo prático do e-mail foi tão forte que hoje, 40 anos depois, ele continua sendo a forma de comunicação intra-pessoal mais usada pelas pessoas afeitas à informática. A internet transformou o e-mail em um dos meios de comunicação mais conhecidos por todos e disseminou a possibilidade de trocar informação fácil e rápida de uma forma antes nunca vista.
heheheh imagina para imprimir antigamente…

Sabias que...

Partilhar O e-mail é o serviço que mais utilizo de todos os disponibilizados pela Internet.
O inventor do e-mail foi o norte-americano Ray Tomlinson.

Ray Tomlinson era um funcionário da BBN (Bolt Beranek and Newman), empresa contratada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 1968 para implantar a ARPANET.

Tudo começou com uma brincadeira em 1971, quando Tomlinson, começou a enviar mensagens para si mesmo e para seus colegas.

Tomlinson também foi quem escolheu o símbolo @ para distinguir entre as mensagens destinadas a caixas de correio na máquina local e as que se dirigiam para a rede, por ser o símbolo que significa "at", ou seja, estar em algum lugar.

O primeiro endereço de e-mail criado foi o tomlinson@bbn-tenexa em março de 1972.

Dois anos mais tarde, um estudo indicava que 75 por cento de todo o tráfego de dados na ARPANET era de e-mail.

Elf Yourself

Partilhar Já se sente o Natal no ar!!!
E nada melhor do que juntar o Natal com as Novas Tecnologias e surpreendermos os amigos...

Aqui vai a minha animação!!!





Divirtam-se e experimentem elfyourself

Deixa a tua animação em comentário...
Quando terminas... escolhes "Share" e surge uma nova janela... onde existe um campo que diz URL...copias esse texto e colas aqui.

domingo, 27 de novembro de 2011

Jogo - Promover a segurança na Internet

Partilhar O Conselho da Europa lançou o "Wild Web Woods", um jogo on-line para ensinar a segurança básica na Internet, num ambiente amigável e simpático.

Logo no início, o jogador aprende a ligar os fios necessários para pôr um modem e um computador a funcionar. Depois, pode escolher um tipo de personagem (há várias, masculinas e femininas), personaliza (definindo a cor dos olhos, cabelo e pele) e começa a explorar o mundo de Wild Web Woods.

Joga aqui.

Bom jogo!

Para saber mais!!! Manual sobre a Internet...

Partilhar


Como fazer o download deste documento?
Clica onde diz "View on slideShare", surge uma nova janela...
Depois clica onde diz "Download" e segue as restantes indicações...

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Spam

Partilhar Spam é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa.

O termo spamlonge do mundo virtual, é, na verdade, a marca de um presunto enlatado americano ( http://www.blogger.com/www.spam.com ), que não tem relação com o envio de mensagens eletrônicas não solicitadas, exceto pelo fato de que, na série de filmes de comédia do Monty Python, alguns Vikings desajeitados pediam repetidas vezes o referido presunto.

"Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. O termo spamno entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e noutras situações até modestas. Geralmente os spams têm caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes.

Simultaneamente ao desenvolvimento e popularização da Internet, ocorreu o crescimento de um fenômeno que, desde seu surgimento, se tornou um dos principais problemas da comunicação eletrônica em geral: o envio em massa de mensagens não-solicitadas. Esse fenômeno ficou conhecido como spamming, as mensagens em si como spam e seus autores como spammers. " Retirado da Wikipédia

Tipos de Spam:

  • Boatos (hoaxes)
  • Correntes (chain letters)
  • Propagandas
  • Golpes (scam)
  • Estelionato (phishing)

Alguns artifícios usados pelos spammers:
  • "One-time e-mails"
  • "Caso não tenha interesse em continuar a receber este tipo de mensagem, por favor solicite a sua anulação da nossa lista de distribuição, enviando e-mail para remove-me-from-list@... "
  • "Se este assunto não lhe interessa, apenas apague este e-mail (Just hit delete)"
  • "Você se registou no nosso site e, portanto, está a receber esta mensagem. Caso queira sair de nossa lista de divulgação..."
  • "Você foi indicado por um amigo e por isso estamos contatando-o. Caso queira sair de nossa lista de divulgação..."
  • "De acordo com a lei xxxx, este e-mail não pode ser considerado spam..."
  • "Consultamos a sua home page, e sua empresa foi selecionada para participar de ... Esperamos não ter importunado com o nosso contato..."

Ferramentas usadas pelos Spammers:
  • HARVESTING
  • BULK MAILER
Mais informação nos seguintes sites:
Em breve... ajudarei a combater o Spam... posso deixar já aqui um link sobre "Coisas que deve e não deve fazer no que toca ao spam"

Agora deixo aqui uns videos que encontrei... e ilustram a situação do perigo da internet.

 

Conselhos para o uso da Internet

Partilhar 1. Não darei informação pessoal como a minha morada, o meu número de telefone, o telefone e a direcção do trabalho dos meus pais ou a morada da escola onde estudo sem a permissão dos meus pais.

2. Se alguma informação me fizer sentir algum incómodo, informarei os meus pais o mais depressa possível.

3. Nunca me encontrarei com alguém que tenha conhecido pela Internet sem a devida autorização dos meus pais. Se os meus pais estiverem de acordo assegurar-me-ei de que o encontro é num lugar público e serei acompanhado(a) pela minha mãe ou pelo meu pai.

4. Nunca enviarei a minha fotografia ou qualquer outra coisa a alguém sem que os meus pais o tenham permitido.

5. Não responderei a nenhuma mensagem que me cause incómodo. Se o fizer digo-o aos meus pais para que eles se ponham em contacto com os responsáveis.

6. Falarei com os meus pais para combinar as regras para poder navegar na Internet. Entre os meus pais e eu decidiremos o tempo que posso estar ligado(a) e os lugares a que posso aceder. Não entrarei em outros sítios nem quebrarei as regras sem a permissão deles.

7. Não darei a minha palavra-chave(password) de Internet a ninguém (incluindo os meus melhores amigos), excepto aos meus pais.

8. Serei um bom utilizador da Internet e não farei nada que possa causar prejuízo a outras pessoas ou que esteja fora da lei.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Como funciona a internet

Partilhar

História da Internet

Partilhar Breve história da Internet

A Internet "evoluiu" a partir de um sistema, com 4 computadores, criado em 1969 pelo Departamento de Defesa do governo Americano;

ARPANET: 1ª rede de informação a surgir (serviços de defesa norte-americanos, anos 60);
Depois dos militares foram as Universidades que começaram a utilizar este tipo de redes;
Em 1987 a Internet ficou acessível ao público;

O aparecimento da World Wide Web ou WWW (CERN, 1992) trouxe à Internet grande parte da popularidade que tem hoje em dia.

sábado, 19 de novembro de 2011

Copiar e colar

Partilhar

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Sentido Crítico

Partilhar

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Para saber mais!!! Manual sobre o Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Partilhar
Como fazer o download deste documento?
Clica onde diz "View on slideShare", surge uma nova janela...
Depois clica onde diz "Download" e segue as restantes indicações...

DESAFIO - Recrutamento... Excentric... Enigma....

Partilhar Excentric é uma empresa sediada no futuro e está a recrutar pessoal...
Esta empresa faz a sua apresentação num site multimédia bastante bom, e anda a fazer recrutamento de pessoal de uma forma muito divertida.
Não basta chegar e deixar o currículo!!!
Nem ir logo a uma entrevista!!!
Não... nada disso...
No site, a empresa desafia as pessoas interessadas a responderem a um enigma... e só depois podem enviar o currículo!!!
O enigma está muito interessante!!! São apenas 20 perguntas...
Desafio todos a chegarem ao fim do enigma... basta atenção e alguma pesquisa ou então... bastante cultura e matemática na ponta da língua...
Acede ao site e clica em Recrutamento...
Será que estás suficientemente empenhado para trabalhar no futuro?

sábado, 12 de novembro de 2011

Dicionário Português on-line

Partilhar O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) é um dicionário de português europeu (de Portugal) que contém cerca de 97 000 entradas lexicais, incluindo locuções e fraseologias, e que permite a consulta de definições, com sinónimos e antónimos por acepção, subentradas e locuções. Em alguns casos é também possível consultar informação sobre a origem da palavra e a sua pronúncia, sobre a conjugação verbal e sobre equivalentes de e para espanhol, francês e inglês.
CLICA AQUI para aceder ao dicionário


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Software anti-plágio

Partilhar Software anti-plágio promete apanhar estudantes que copiam nos exames

Ferret (Furão) é um software capaz de detectar semelhanças entre documentos que permitem identificar automaticamente casos de plágio, consegue comparar centenas de trabalhos de estudantes em menos de um minuto.

O software foi desenvolvido em várias etapas por cientistas do Grupo de Investigação em Detecção de Plágio da Faculdade de Engenharia e Ciências da Informação da Universidade de Hertfordshire e está disponível para "download", gratuitamente, no site do grupo, em http://homepages.feis.herts.ac.uk/~pdgroup/ .

Dizem os autores no seu site, deverá permitir analisar ficheiros Word e formatos como o PDF.

Dizem que o "software" é de fácil utilização e os cientistas salientam que, devido à forma como funciona o seu algoritmo, o Ferret pode mesmo ser adaptado a línguas como o chinês - e há já um investigador chinês a trabalhar nisso.

Os alunos estão tramados!!!

domingo, 6 de novembro de 2011

Testa a tua password

Partilhar Clica na imagem e testa a tua password

AVISO... CUIDADO COM AS PASSWORDS...
  • Cuidado com as passwords nos computadores públicos. Ir ver o hotmail num cibercafé pode dar grandes problemas. Se possível, eles que esperem e vejam em casa. Os computadores públicos podem estar programados para guardar as passwords.
  • Inventar passwords compridas e difíceis de adivinhar (ÓPTIMO). Quanto maior e mais complicada for, melhor... (ÓPTIMO) A avó Mimi tem tendência para usar Dadus como pass (PÉSSIMO); o pai do DADUS põe a data de nascimento e dantes escrevia Benfica (PÉSSIMO); etc.
  • Mudar de password de vez em quando.
  • Nunca aceitar “memorizar password”, especialmente se o computador é usado por mais de uma pessoa.
  • Usar uma password diferente para cada site. Quando é sempre a mesma, se se apanha uma, claro que se apanham todas.
  • Nunca divulgar passwords (esta pode parecer óbvia, mas há quem faça...).
  • Fazer logout (explicar que é “fechar a sessão”) quando terminam, ou mesmo quando se levantam do computador para ir apagar o lume das batatas.





sábado, 5 de novembro de 2011

Criação de pastas

Partilhar
Técnica I
1. Posiciona-te no local onde queres criar a pasta.
2. Selecciona no menu Ficheiro a opção Novo e, em seguida, Pasta.
3. Escreve o nome da nova pasta no local assinalado a azul.

Técnica II
1. Acede ao local onde queres criar a pasta.
2. Posiciona-te num local vazio da janela.
3. Clica no botão direito do rato para aceder ao menu de acesso rápido.
4. Selecciona a opção Novo e, em seguida, Pasta.
5. Dá o nome à pasta, como no processo anterior.


Como abrir o Explorador do Windows?




Menu Iniciar→Seleccionar Todos os Programas→ Acessórios→Explorador do Window.
Este dá-nos uma visão global da estrutura de pastas e respectivos ficheiros no computador.

Técnica I
  1. Clica sobre iniciar
  2. Selecciona todos os programas.
  3. Selecciona a pasta Acessórios
  4. Selecciona
Técnica II
  1. Posiciona-te no botão iniciar.
  2. Clica no botão direito do rato.
  3. Selecciona explorar

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vírus Informático

Partilhar
Clica na imagem para ampliar!!!

Elementos básicos da interface do Utilizador

Partilhar O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior.
O SO funciona como interpretador entre o utilizador e o computador.
Actualmente, o Windows é o sistema operativo mais utilizado nos computadores pessoais.


O ambiente de trabalho do Windows XP é uma área de trabalho no ecrã onde aparecem janelas, ícones, menus e caixas de diálogo.
O utilizador executa grande parte das ordens utilizando o rato sobre os diferentes objectos gráficos.


A palavra Windows significa, em português, janelas. Realmente, este ambiente de trabalho é todo baseado em janelas com informações que facilmente conseguimos manejar.
Com o Windows podes abrir ao mesmo tempo várias janelas que se vão sobrepondo e trabalhar com a que estiver activa.
Para mudar de janela basta clicares com o rato sobre a janela na qual pretendes trabalhar. Automaticamente esta passará para a frente das outras, a barra de título ficará azul e poderás iniciar o trabalho.


Pastas
Local onde podes guardar de forma organizada subpastas e ficheiros. Ou seja, tem como principal utilidade guardar objectos (ficheiros, atalhos, outras pastas, etc.)

Ficheiros
Toda a informação é guardada sob a forma de ficheiros. Estes podem ser de diferentes tipos, conforme o programa que lhes está associado.

Ícones
Símbolos que representam ficheiros e pastas.
Atalhos
Forma mais rápida de chegar a programas, ficheiros, pastas, impressoras…
Os atalhos são identificados pelo símbolo

Podem encontrar-se menus em dois locais distintos:
(A) a partir do menu INICIAR, agrupando outros menus, programas ou ficheiros;
(B) nas janelas, agrupando comandos em categorias distintas.


As Caixas de diálogo permitem estabelecer um diálogo com o computador.

Tarefa 5 - Evolução dos Sistemas Operativos Windows

Partilhar


TAREFA:
Deixa em comentário as respostas às seguintes questões relacionadas com o filme:
Como se chama o primeiro Sistema Operativo da Windows?
Quando surge o primeiro Sistema Operativo Windows?
E quando surge o Sistema Operativo Windows XP?

Tarefa 4 - Eniac, o primeiro computador electrónico

Partilhar

Será que este computador cabia dentro da sala de TIC?

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Partilhar Passa o rato sobre a imagem e clica onde diz "View in fullscreen"
No lado direito procura a seta para mudares de página e no fim clica na tecla Esc para sair.





7,5 milhões de menores no Facebook têm menos de 13 anos

Partilhar Entre os cerca de 20 milhões de menores de idade que durante o último ano usaram activamente o Facebook, há 7,5 milhões de jovens com menos de 13 anos. A idade é a mínima estabelecida para se poder usar o serviço.

Os jovens mentem na altura de fazer o registo, indicando uma data de nascimento fictícia e iludindo o mecanismo de verificação do site, mas os responsáveis pela maior rede social do mundo também não estão a levar a cabo os esforços necessários nesta matéria, defende a organização Consumer Reports, num estudo publicado hoje.

Ler mais...

Que achas desta noticia?

Redes sociais falham protecção de menores

Partilhar São poucas as redes sociais que protegem, de raiz, a privacidade dos seus utilizadores mais jovens. Esta é a opinião da Comissão Europeia que mandou testar os principais serviços existentes, concluindo que apenas dois, o MySpace e o Bebo, oferecem configurações que vedam o acesso aos perfis por parte de pessoas que não constem da lista de contactos autorizados.

Já um total de quatro sites - novamente o MySpace e o Bebo, e o Netlog e o SchuelerVZ - asseguram, à partida, que os menores apenas possam ser contactados por amigos.
Ler mais...

Que achas desta noticia?

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Tarefa 3 - Extensão de nome de ficheiro

Partilhar
O que é uma extensão de nome de ficheiro?
Uma extensão de nome de ficheiro é um conjunto de caracteres que ajuda o Windows a compreender que tipo de informação se encontra num ficheiro e que programa deve abri-lo. Denomina-se extensão porque é apresentada no final do nome de ficheiro, a seguir a um ponto. No nome de ficheiro ficheiro.txt, a extensão é txt. Indica ao Windows que se trata de um ficheiro de texto que pode ser aberto por programas associados a essa extensão, tal como o WordPad ou o Bloco de Notas.


Como controlar os programas que estão associados a uma extensão de nome de ficheiro?
Todos os programas instalados no computador foram concebidos para abrir um ou mais tipos de ficheiro específicos, cada um dos quais é identificado por uma extensão de nome de ficheiro. Se existir mais de um programa no computador capaz de abrir um tipo de ficheiro, é definido um programa como predefinido. Para alterar o programa que abre automaticamente um tipo de ficheiro, consulte Alterar o programa que abre um tipo de ficheiro.


Qual o comprimento máximo de um nome de ficheiro?
Normalmente, o Windows limita os nomes de ficheiros a 260 caracteres. No entanto, na realidade, o nome de ficheiro tem de ser inferior, uma vez que o caminho completo (tal como C:\Programas\nomedeficheiro.txt) é incluído nesta contagem de caracteres. Por este motivo, poderá, ocasionalmente, deparar-se com um erro ao copiar um ficheiro com um nome muito extenso para uma localização com um caminho mais extenso do que o da respetiva localização atual.


Que caracteres não podem ser utilizados num nome de ficheiro?
Não poderá utilizar qualquer dos seguintes caracteres num nome de ficheiro: \ / ? : * " > < |
Como posso ver as extensões de nomes de ficheiros no nome de ficheiro?
Por predefinição, o Windows oculta as extensões de nomes de ficheiros para facilitar a respetiva leitura, mas poderá optar por tornar as extensões visíveis. Para mais informações, consulte Mostrar ou ocultar extensões de ficheiros.


Como alterar uma extensão de nome de ficheiro?
Normalmente, as extensões de nomes de ficheiros não devem ser alteradas, porque, posteriormente, poderá não conseguir abrir nem editar o ficheiro. No entanto, por vezes, alterar a extensão de nome de ficheiro pode ser útil—como, por exemplo, quando necessita de alterar um ficheiro de texto (.txt) para um ficheiro HTML (.htm) para o poder ver num browser. Para alterar uma extensão de nome de ficheiro, certifique-se de que, primeiro, as extensões de nomes de ficheiros estão visíveis. Em seguida, clique com o botão direito do rato no ficheiro que pretende alterar e clique em Mudar o Nome. Elimine a extensão de nome de ficheiro, escreva a nova extensão e, em seguida, prima ENTER. O Windows avisará que alterar a extensão de nome de ficheiro poderá fazer com que o ficheiro deixe de funcionar corretamente. Se estiver certo de que a extensão que escreveu será interpretada pelo programa que está a utilizar, clique em Sim para confirmar a alteração.

Então, padronizaram-se algumas extensões:
.DOC  - Arquivo de documento criado em Microsoft Word (anterior ao 2007)
.DOCX  - Arquivo de documento criado em Microsoft Word 2007
.XLS  - Arquivo de documento criado em Microsoft Excel (anterior ao 2007)
.XLSX  - Arquivo de documento criado em Microsoft Excel 2007
.PPT  - Arquivo de documento criado em Microsoft PowerPoint (anterior ao 2007)
.PPTX  -Arquivo de documento criado em Microsoft PowerPoint 2007
.EXE  - Arquivo executável, consistindo no arquivo principal do programa.
.TXT  - É a extensão de qualquer arquivo"plain text", ou seja, é simplesmente qualquer arquivo de texto que não possui qualquer formatação (como por exemplo letras coloridas, itálicas, em negrito, entre outros). O conteúdo desses arquivos costuma ser composto por letras organizadas em linhas e colunas. Por exemplo, ficheiro criado no bloco de notas.
.LNK  - Atalho para programa do Windows
.BMP  - Arquivo de imagem de mapa de bits Por exemplo, criado no Paint.
.WAV  - Arquivo com multimédia de áudio
.MID  - Arquivo com multimédia de música (MIDI)(com as notas musicais e referência a instrumentos dum banco de 127 possíveis. Não contém audio.)
.AVI  - Arquivo com multimédia de vídeo
.HTM  - Documento da Internet (ou HTML)
.JPEG  - Arquivos de imagem padrão bitmap (jpeg) comprimido
.WMV  - Extensão de vídeos do Windows Media Player
.PDF  - Extensão de ficheiros Adobe's Portable Document Format; Adobe Acrobat Reader

15 atalhos de teclado para aumentar a produtividade no PC

Partilhar Do rato para o teclado, do teclado para o rato. É assim a vida de quem passa horas ao computador. Todavia, não tem de ser sempre assim. Ou pelo menos, pode ser menos assim, se tivermos a possibilidade de encostar os dedos ao teclado e só em último caso, utilizar o rato. Conseguir essa proeza, não nos desvia o olhar, aumenta a concentração, melhora a produtividade. Tudo boas razões para que tenhamos à mão alguns truques que nos permitem executar uma série de tarefas diretamente no teclado.

1. Mover o cursor uma palavra de cada vez
Permite atravessar o texto, palavra a palavra, rapidamente.
Utilizando as teclas para cima para baixo, selecciona uma linha de cada vez.01 cntrl arrow 640

2. Selecionar uma palavra de cada vez
Destacar palavras inteiras no texto.
02 cntrl shift arrow 640


3. Apagar palavras inteiras
Arrasar as frases terríveis de forma mais eficiente.
03 cntrl backspace


4. Selecionar todo o texto na linha atual, em relação ao cursor
Em vez de clicar e arrastar o cursor, seleciona para a direita ou esquerda
04 shift home end


5. Minimizar todas as janelas
Manter esta atalho presente, em especial se utiliza o Facebook no trabalho.
05 windows m 640


6. Rodar entre as janelas
Um pouco de no glamour do Windows 7, quando se quer mudar de uma janela de trabalho para outra.06 windows tab


7. Bloquear o computador
Está a trabalhar numa coisa importante e tem de se ausentar? Bloqueie rapidamente.
07 windows L 640


8. Iniciar o Gerenciador de Tarefas
Entrar no Gerenciador de Tarefas facilmente.
08 cntrl shift esc 640


9. Tirar um cópia do ecrã da janela ativa apenas
Fazer cópia apenas da janela do ecrã em que estamos a trabalhar.
09 alt prt 640


10. Renomear um arquivo
Também funciona muito bem selecionando vários arquivos ou pastas.
10 f2 rename 640


11. Zoom in e out
Este funciona em várias de aplicações, incluindo navegadores, processadores de texto, Photoshop, entre outros.
11 cntrl scroll 640


12. Voltar ao zoom padrão
Quando está pronto para regressar à vista normal, utilize essa combinação de teclado.
12 cntrl 0 640


13. No browser: abrir uma nova guia
Este pode ser comum, mas vale a pena mencionar, já que vai poupar o esforço de clicar lá em cima na confusão de abas do navegador.
13 cntrl t 640


14. No browser: reabrir guia fechada
Este pode ser um salva-vidas, especialmente se acidentalmente fechou uma página da web e não sabe onde é que ela anda.
14 cntrl shift t 640


15. No browser: cursor foco na URL / pesquisa de campo
Se você precisa navegar na Web de forma rápida, esta combinação seleciona o endereço web de uma vez.
15 cntrl l 640

Além destes há muitos outros, muitos dos quais devidamente assinalados nos menus dos programas, como por exemplo no Word.
Exemplos: Copiar (ctrl C), Colar (ctrl V), Cortar (ctrl x), etc.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Vídeos de Física e Química

Partilhar
O desenvolvimento das tecnologias e da velocidade de acesso à Internet deu ao uso do vídeo uma importância enorme. Principalmente porque permite juntar, som imagem, movimento e ver “as coisas a acontecerem”. Por tudo isto o vídeo constitui-se como uma ferramenta de grande valor em educação.

Hoje deixo-vos como sugestão um blog de um colega (Carlos Portela) que reuniu um conjunto de vídeos educativos para o Ensino da Física e da Química (3º Ciclo / Ensino Secundário) e agora os apresenta neste espaço. Mais do que reunir vídeos, houve ainda um trabalho de anotação e legendagem em Português, usando o Mojiti.
Parabéns ao Carlos Portela pela qualidade de todo este trabalho desenvolvido que agora partilha connosco, promovendo assim a literacia científica.
Link: Vídeos para o Ensino da Física e da Química
Retirado de : http://blog.joseoliveira.net/