Pages

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Curiosidades - História dos Computadores

Partilhar

O primeiro rato do mundo

Partilhar O rato que conhecemos hoje foi criado por Douglas Englebart no Instituto de Pesquisa Stanford em meados de 1964. Englebart foi responsável por inúmeros conceitos na computação, como o hypertext e o sistema “windowing” (que vem do Windows). O primeiro rato do mundo era feito de madeira e era muito popular entre os grupos de pesquisadores isto porque era de fácil manuseio e mais preciso do que os trackballs e joysticks que já haviam sido feitos. As canetas óticas e as mesas digitalizadoras sempre foram grandes competidores do mouse, mas nunca ganharam porque o mouse é mais popular e mais fácil de se utilizar.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Curiosidades - yottabyte, zettabyte, exabytes

Partilhar Bits: a menor parte de um dado
Para começar, vamos falar a respeito da origem do nome dos bits. “Bit”vem de BInary digiT,ou seja, dígitos binários. Isso porque cada bit é exatamente isto: um dígito binário que pode corresponder aos valores “0” ou “1”. O conjunto deles forma os dados na forma que nós conseguimos compreender.
Quando ainda estão como bits, apenas programadores conseguem decifrá-los, pois respondem a sequências binárias mais complexas. Nos códigos de programação, podemos encontrar os binários como ativação ou negação de certas tarefas. Por padrão, o “0” desativa as opções, enquanto o “1” faz o contrário.

Bytes: a informação tomando forma
Um conjunto de oito bits representa um byte, que é a fração dos dados que pode ser compreendida pelos usuários. Nesse caso, em vez de duas combinações possíveis, existem 255. Um caratere, por exemplo, pode ter o tamanho exato de um byte (dependendo da codificação utilizada), por isso alguns arquivos no formato TXT podem ser encontrados com menos de 1 kB.
Agora, uma curiosidade. Podes perguntar: “A imagem mostrada diz que o arquivo possui 23 bytes, mas ocupa 4 kilobytes em disco. Como isso é possível?”. Apesar de possuir poucas informações, o computador gasta os 4 kilobytes para armazená-lo, pois esse é o valor mínimo definido pela formatação do computador utilizado na ocasião.


Kilobytes: os dados tangíveis
Essa unidade é muito lembrada quando fazemos downloads. As taxas de transferência são medidas em kilobytes por segundo. E isso já funciona dessa forma há vários anos. Se em 1999 as pessoas baixavam músicas em velocidades de 3 kB/s, hoje há várias conexões que permitem downloads de 200 kB/s ou mais.
Um kilobyte é composto por 1.024 bytes. Essa é a primeira unidade (entre as citadas) que a grande maioria dos usuários deve conhecer. Muitos arquivos de texto e até mesmo fotografias com resoluções mais baixas possuem alguns kilobytes. As antigas disquetes de 1,44 MB permitiam que os utilizadores carregassem vários arquivos com essas dimensões.

Megabytes: o mundo multimídia
Se os kilobytes armazenam vários arquivos de texto, os megabytes permitem um mundo muito mais multimídia para os utilizadores. Em média, uma música em MP3 ocupa 5 MB no disco rígido e uma foto em alta resolução pode passar dos 2 MB facilmente, dependendo do formato do arquivo que for utilizado.
CDs (de áudio ou dados) possuem cerca de 700 MB de capacidade. Isso garante que muitos arquivos sejam armazenados, ou cerca de 20 músicas. “Mas uma música não possui apenas 5 MB?”. Sim, uma música em MP3 ocupa isso, mas para os CDs de áudio o formato dos arquivos é diferente e ocupa muito mais megabytes.
Todo o tipo de multimédia pode representar alguns kBs ou muitos MBs, tudo depende da qualidade com que são codificados. Isso inclui fotografias e músicas, como já dissemos, e também filmes. Um filme com baixa qualidade pode ocupar menos de 500 MBs, enquanto o mesmo com qualidade de 1080p pode chegar aos 25 gigabytes.

Gigabytes: a alta definição
Hoje, dificilmente encontram-se computadores à venda com discos rígidos inferiores aos 500 GB de capacidade. Até mesmo HDs externos podem ser encontrados com capacidades maiores do que essas e sem serem vendidos por preços absurdos, como acontecia até pouco tempo atrás.
Em tempos remotos (mas não tão remotos assim, quando o Windows 95 era o sistema operacional mais utilizado em todo o mundo), discos rígidos não chegavam a possuir a capacidade de 1 GB. Mas os sistemas foram evoluindo, outros softwares também e a demanda exigiu melhorias nos componentes de hardware.
Podemos afirmar que, nos próximos anos, os gigabytes devem limitar-se às mídias de alta definição e às pendrives, visto que HDs devem ultrapassar a casa dos terabytes em larga escala. Quanto aos multimédias: DVDs possuem 4,7 GB; Blu-rays, 25 GB e arquivos digitais podem ir muito além disso.

Terabytes: a nova necessidade
Quem poderia imaginar que seria possível dispor de um disco rígido com capacidade para armazenar um terabyte de informações? Pois, hoje a realidade é outra e os HDs permitem exatamente isso. Você já parou para pensar em quantas músicas poderiam ser armazenadas em um disco desses?

Vamos às contas.
Uma música em MP3, com cerca de 3 minutos, ocupa 5 MB.
Num 1 TB, poderiam ser armazenadas 200 mil músicas.
Caso fossem reproduzidas sequencialmente e sem interrupções, elas levariam 1 milhão de minutos para serem tocadas sem repetições de arquivos.
Isso representaria 17 mil horas ou 728 dias. Exatamente, seriam quase dois anos sem parar de ouvir músicas.
Se o mesmo cálculo fosse feito para filmes em Blu-ray, com cerca de 90 minutos e 25 GB, chegaríamos à conclusão de que 1 TB pode armazenar 40 filmes em alta definição. O que exigiria dois dias e meio de “maratona” para que todos pudessem ser vistos sem pausas. Para DVDs o período seria de 13 dias.

Petabyte: muito além do uso doméstico
Segundo James S. Huggins (especialista em tecnologia da informação), se fôssemos digitalizar livros, apenas 2 petabytes seriam suficientes para armazenar toda a produção acadêmica dos Estados Unidos. Já o Google processa cerca de 24 petabytes de informações todos os dias, o que demanda muitos servidores dedicados à atividade.
Um milhão de gigabytes. É exatamente isso que representa um petabyte, muito mais do que qualquer pessoa precisa para armazenar seus dados. Na verdade, é muito mais do que muitas empresas gigantes precisam. Petabytes só são tangíveis se somarmos uma grande quantidade de servidores.

Exabyte: o tráfego da internet mundial
Não seria possível ouvir 1 bilhão de canções em apenas uma vida (capacidade de armazenamento de um HD hipotético de 1 EB). Os exabytes ainda estão muito distantes dos computadores comuns, mas já são uma realidade na internet mundial.
O Discovery Institute (uma instituição sem fins lucrativos) realizou alguns estudos e concluiu que, todos os meses, são transferidos cerca de 30 exabytes de informações na internet mundial. Isso representa 1 EB por dia, ou 1 bilhão de gigabytes de dados circulando a cada 24 horas.

Zettabyte: todas as palavras do mundo
O estudo mais curioso que já foi realizado com base nos zettabytes é de Mark Liberman (linguista da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos). Ele constatou que, se fossem gravadas todas as palavras do mundo (de todos os idiomas, digitalizadas em 16 bits e 16 kHz), seriam necessários 42 zettabytes para armazenar toda a gravação.
Você consegue imaginar o que são 1 bilhão de HDs de 1 terabyte? Agora imagine todos eles lotados de dados. Pois isso é o mesmo que ocupar 1 zettabyte com informações. Essa unidade é muito maior do que conseguimos imaginar ao pensarmos em computadores comuns.

Yottabyte: mais do que existe
Dividindo um yottabyte pela população mundial, teríamos 142 terabytes para cada pessoa. Tendo em conta que apenas 25% das pessoas possuem acesso a computadores, essa quantia seria aumentada para 568 terabytes (pouco mais do que a metade de um petabyte). Seriam 23 mil filmes em Blu-ray para cada um.
Some todas as centrais de dados, discos rígidos, pendrives e servidores de todo o mundo. Pois saiba que essa soma não representa um yottabyte. Um trilhão de terabytes ou um quadrilhão de gigabytes: não é possível (pelo menos por enquanto) atingir essa quantia.

Eu quero um portátil com 100 Yottabyte de disco!!!

Até o ano de 2008, nenhum computador alcançou a marca de um yottabyte de armazenamento. Mesmo se combinarmos o espaço de todos os discos de armazenamento no mundo o valor armazenado não alcança nem um zettabyte. De acordo com um estudo, todos os computadores do mundo guardavam em dados cerca de 160 exabytes no ano 2006, com o valor aproximado de 1 zettabyte projectado para 2010.
Um Yottabyte é a maior unidade de medida da informática relativamente possível com a tecnologia que dispomos actualmente. Para armazenar um Yottabyte inteiro, usando a tecnologia actual, seria necessário construir uma estrutura colossal de servidores.

Quanto cabe num Yottabyte?

If Computer Problems Were Real

Partilhar

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Medidas de armazenamento

Partilhar 1 byte = 8 bit's.
1 kilobyte (KB)= 1024 bytes.
1 megabyte (MB)= 1024 x 1024 bytes= 1048576 bytes.
1 gigabyte (GB)= 1024 x 1024 x 1024 bytes= 1073741824 bytes.
1 terabyte (TB)= 1024 x 1024 x 1024 x 1024 bytes = 1099511627776 bytes.
1 petabyte (PB)= 1024 x 1024 x 1024 x 1024 x 1024 bytes = 1125899906842624 bytes.

Entretanto, e para vos animar um pouco deixo aqui uma música que encontrei sobre o que aprendemos hoje... é de rir!!!

Lol... quem consegue "sacar" a letra desta musica????

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Tarefa 2 - Linguagem Binária - Saber mais...

Partilhar Nós, os humanos para escrevermos temos 26 letras no alfabeto e 10 algarismos (0 a 9). E ainda temos os acentos, os símbolos (", @, !, $, etc),etc...
O "coitado" do computador não teve essa sorte.
Os computadores usam o sistema de números binários, ou seja, representa os valores usando dois símbolos, os números 0 e 1, que são chamados pelo computador de bits.
Ele usa a energia eléctrica que, ou está passando ou não está passando. Ou seja, ligada = 1; desligada = 0.

Como existem muitos caracteres a conjugação dos 4 bits não ia chegar para todos os caracteres que conhecemos. Assim os bits são arranjados em grupo de 8 bits (1 byte), e são gerados 256 valores (0 – 255). Através de uma tabela ASCII, estes valores são então interpretados em caracteres, podendo ser dessa forma armazenados e entendidos por nós.

Descobri um sitio on-line que permite fazer a tradução de "texto" para "Binário", vejam e experimentem...
TIC = 011101000110100101100011
Liliana = 01101100011010010110110001101001011000010110111001100001

E como fica o teu primeiro nome em binário? Experimenta aqui e deixa em comentário o teu nome em binário... ou até quem sabe, poderás deixar uma mensagem "secreta" em binário

Diversão - Paris 26 Gigapixels

Partilhar
A internet começou tímida, com apenas textos sendo transferidos pela rede e linhas telefônicas. Mas logo se tornou a melhor ferramenta de exploração do mundo. O surgimento do Google Earth foi uma das maiores revoluções, pois permite ver qualquer local do mundo com imagens de satélite.
A intenção do Paris 26 Gigapixels é, no mínimo, interessante. O site traz um panorama de Paris de altíssima qualidade, de maneira que pode ver de perto alguns dos lugares mais famosos da cidade, como o Museu do Louvre e a Torre Eiffel.
O serviço não só é de uma utilidade enorme porque permite que as pessoas explorem Paris, como também é a maior foto do mundo. São 26 Gigapixels — o que resulta em uma resolução de 354159x75570 pixels. Segundo os autores, foram reunidas 2346 fotos para obter o resultado.


Explorando a capital francesa!!!
Assim que abrir o site, já vê Paris em toda sua glória acompanhada de uma melodia. A trilha que toca ao fundo fica por conta do músico francês Yann Tiersen. É também uma das músicas do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”.
No lado esquerdo da tela encontra um painel chamado “Navigation”, com todos os botões de que precisa para passear pela cidade. Para realizar um tour interativo, use o primeiro botão, com o símbolo da Torre Eiffel (1). Ele faz com que  passe por cada um dos pontos turísticos da cidade.
Explorando a cidade.
Logo ao lado há controles para se movimentar pela tela (2). Entretanto, é mais fácil usar o próprio rato para isso. Clique e arraste para os lados para se mover e use a roda do rato (scroll) para aumentar ou diminuir o zoom. Também é possível visualizar em tela cheia (3), ativar ou não a música (4), permitir que a tela ande sozinha (5) e ver informações dos pontos (6).
Caso queira ir diretamente para um dos 20 lugares de interesse escolhidos pelo próprio site, dê uma olhada no lado direito da tela. Basta clicar numa das miniaturas de “The 20 most beautiful Paris monuments” para ir direto até o local.
Visualizando informações.
Clica AQUI

Diversão - Draw a Stickman

Partilhar O "Draw a Stickman" levou a diversão para a internet - tudo que precisa de fazer é desenhar um boneco palito e seguir rabiscando outras coisas para fazer a história acontecer.
Divertido!!!
Clica aqui

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tarefa 1 - O porquê das formigas neste Blog

Partilhar Lê o seguinte texto e pensa um pouco. No final deixa o teu comentário.

Algumas das características das formigas são muito necessárias ao desenvolvimento de nosso dia a dia.

As formigas são prevenidas! Elas organizam as suas tarefas tendo uma meta a longo prazo e objectivos nada imediatos. Este planeamento inclui controlo de prazos e tarefas (tudo deve ser feito antes que o inverno chegue), quantidade de material necessário (volume de reserva de alimentos para que seja suficiente para todo o inverno), etc. Organização, muito organização!

As formigas são trabalhadoras! A teimosia torna possível o cumprimento das metas planeadas para que não lhes falte nada na "hora H".

As formigas não medem esforço para realizar seu trabalho! Quem nunca se admirou com uma formiga carregando um "fardo" maior ou mais pesado do que ela mesma?

As formigas têm capacidade de investigação! Elas descobrem qualquer "restinho" de alimento, por menor que seja, que tenha caído, que esteja esquecido ou tenha simplesmente sujado o chão ou a mesa de trabalho. A sua capacidade de busca é quase inacreditável...

As formigas preferem o trabalho em grupo! Descoberta uma nova fonte, elas imediatamente avisam suas companheiras, pedem ajuda. Feito o contacto, elas carregam juntas coisas grandes, fazem o trabalho à vez para evitar o cansaço e, às vezes, parece que há algumas que têm a função de apoiar, abrir caminho, enfrentar os primeiros desafios, etc.

As formigas são persistentes! Elas não desistem de uma tarefa facilmente. Descansam um pouco do "fardo", tentam outra vez, insistem, insistem...

As formigas são organizadas não só para a realização do trabalho, mas também com o seu formigueiro. Para que o armazenamento seja possível, para que os caminhos estejam livres, para que o "armazém" seja controlado e possa ser utilizado quando necessário, é preciso um formigueiro organizado.

Já experimentou impedir o caminho das formigas? Observe como elas arranjam uma solução criativa para o problema.

O que achas de ser uma formiga para o estudo?
Aguardo a tua resposta em comentário.

Bem Vindos!!!

Partilhar Sejam todos muito bem vindos a este novo espaço da disciplina de TIC.
Este espaço vai permitir criar uma maior interacção entre a professora e os alunos.
Aqui vou disponibilizar noticias relacionadas com as TIC, assim como algumas actividades. Todos os comentários feitos neste espaço devem estar devidamente identificados, caso contrário não são aceites.
No Moodle disponibilizo manuais utilizados nas aulas, assim como as fichas de trabalho.
Todos os trabalhos devem ser entregues no Moodle.

Espero que frequentes este espaço com animo e sempre que pretenderes podes dar sugestões.

Nas aulas vamos falar sobre:
  • Conceitos Introdutórios sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação
  • Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
  • Internet
  • Processamento de Texto (Microsoft Word 2007)
  • Criação de Apresentações (Microsoft PowerPoint 2007)

RELEMBRO: A Biblioteca da escola tem computadores à tua disposição para realizares os trabalhos.

NOTA: A tua visita a este espaço não é OBRIGATÓRIA até estudarmos o capitulo "Internet", depois disso passa a ser.